RioContentLab

Release
Inscrições abertas para o RioContentLab no Ceará.
Estão abertas as inscrições para a edição cearense do projeto RioContentLab que acontecerá entre os dias 29 de agosto a 01 de setembro em Fortaleza/CE durante o II Mercado Audiovisual Cearense – MAC. O projeto realizado pela Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão e RioContentMarket com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Social – BNDES em parceria com o Mercado Audiovisual Cearense – MAC e com a curadoria de Carla Esmeralda, curadora do RioContentMarket e Lucas Soussumi, coordenador do RioContentLab pretende desenvolver e aprimorar projetos de produtoras audiovisuais do Nordeste a fim de prepará-los para as Rodadas de Negócios do RioContentMarket 2017.
Em seu 1º ano o RioContentLab atenderá os estados da Bahia, Ceará e Pernambuco, nos meses de julho a setembro, tendo como objetivo a capacitação dos produtores locais quanto a três gêneros distintos em suas especificidades de narrativas e vendas: documentário/factual, ficção e animação.
Voltado exclusivamente aos realizadores do estado do Ceará, o evento será realizado em Fortaleza e promoverá consultorias especializadas e práticas de apresentação de projetos em pitching (experiência indispensável para produtores que pretendem apresentar projetos para os players do mercado), ambas atividades destinadas à pessoa jurídica (duas pessoas por empresa).
O RioContentLab no Ceará realizará ainda masterclasses e oficinas de pitching, abertas ao público em geral, com renomados nomes da indústria audiovisual nacional que apresentarão para os participantes o processo de desenvolvimento de projetos audiovisuais dos gêneros atendidos pelo RioContentLab.
As inscrições para as Consultorias Especializadas e Práticas de Pitching devem ser feitas através do link: http://goo.gl/forms/ES163cim6SwiK4CG3.

As inscrições para as as Masterclasses no link: https://goo.gl/forms/WYtC4DdZgN3eHHsO2.

Ambas as inscrições são gratuitas.

O evento será realizado no Porto Iracema das Artes – Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema.
Masterclasses
Rodadas de Negócios RCM
A curadora Carla Esmeralda, apresentará as Rodadas de Negócios do RioContentMarket, principal evento de mercado audiovisual da América Latina que possibilita a realização de mais de 1.100 Rodadas de Negócios entre produtores e os maiores players da indústria audiovisual por edição. Serão abordados temas com as boas práticas das Rodadas de Negócios, o processo de inscrição, a análise dos players e o modelo de apresentação dos projetos.

Palestrante: Carla Esmeralda (RioContentMarket)

Especializada em consultoria para desenvolvimento de projetos culturais e programas audiovisuais desde o fim dos anos 80, Carla Esmeralda é curadora e sócia do RioContentMarket desde a sua primeira edição. Já realizou 18 edições dos laboratórios de roteiros – hoje sob a chancela Laboratório Novas Histórias, desde 1998 e desde 2003 é curadora e sócia do Festival Internacional de Cinema Infantil, em sua 14ª edição. É especialista em técnicas de pitching, disciplina que introduziu e ministrou na FGV Rio de Janeiro e São Paulo entre os anos de 2003 e 2008.

Técnicas e Apresentação de Pitching
O consultor de pitchings, Vitor Lopes, apresentará o formato e a dinâmica de apresentação de projetos em técnicas de pitching para que todos possam compreender as regras de funcionamento do pitching e como utilizá-las também nas Rodadas de Negócios.

Desenvolvimento de Projetos – Documentários
A produtora e roteirista Daniela Capelato apresentará aos produtores o processo de desenvolvimento de projetos de documentários factual e de variedades destinado a produção de séries de televisão.

Palestrante:
Daniela Capelato
Produtora e roteirista, presta consultoria em filmes de ficção e documentário e atua como script doctoring, serviço de análise crítica de roteiros e argumentos. Tem em seu currículo diversos projetos de longa-metragem e para televisão. Coordenou os cursos de Gestão de Projetos de Documentário para a FGV, além da participação no período de 2007 e 2009 no projeto setorial Brazilian TV Producers, realizado pela ABPITV em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em consultorias à APRO. Desde 2011, trabalha como curadora e consultora do programa Histórias que Ficam, da Fundação CSN.

Desenvolvimento de Projetos – Animação
O produtor Reynaldo Marchesini, responsável por realizações como “Princesas do Mar” e “Sítio do Pica Pau Amarelo” apresentará aos produtores o processo de desenvolvimento de projetos de animação destinado a produção de séries de televisão.

Reynaldo Marchesini (Animação)
Possui 18 anos de experiência profissional na área de TV, cinema, entretenimento, internet e marcas (branding) em empresas de destaque em seus segmentos, tendo sido responsável pela representação no Brasil de estúdios internacionais como Disney, BBC, Sony, Nintendo, Nelvana, entre outros. Com a fundação da produtora Flamma, passou a atuar na área de produção audiovisual. Destaque para a produção da primeira Série de Animação Brasileira em coprodução Internacional – “Princesas do Mar”, atualmente vendida em mais de 128 países.

Desenvolvimento de Projetos – Ficção
A escritora e roteirista Sonia Rodrigues, autora do livro “Como Escrever Séries” apresentará o processo de construção de uma série de ficção através da análise dos elementos que devem constar em um roteiro.

Sonia Rodrigues (Ficção)

Escritora, roteirista e doutora em literatura, com 30 livros publicados, roteiros de telenovela, de documentários e diversos produtos para internet (sites, plataforma e jogos). Publicou o livro “Como escrever séries” depois de ter realizado engenharia reversa de 64 séries estrangeiras e brasileira. Atua como parecerista de roteiros de longa-metragem, desde 2003, com cerca de 1.200 roteiros avaliados até hoje, especialmente para a Globo Filmes.
Ministra cursos na Escola de Séries e na pós-graduação em roteiro das Faculdades Hélio Alonso (FACHA) e de Gêneros e formatos de séries para TV na Escola de Séries. Supervisiona projetos de séries em Sala de roteiristas Autoria C.

Consultorias Individuais
Os consultores e produtores selecionados se encontram para uma conversa especializada sobre narrativa, formatação e desenvolvimento dos projetos de acordo com o gênero escolhido no momento da inscrição. Serão selecionados 06 (seis) projetos de cada gênero, totalizando 18 (dezoito) projetos desenvolvidos por cidade do RioContentLab, com objetivo de garantir forte presença da região nordeste na 7ª edição do RioContentMarket. A carga horária estimada de consultorias por projeto é de 90 minutos.
A partir do dia 03 até o dia 15 de agosto os produtores poderão apresentar projetos para as consultorias individuais do RioContentLab, o resultado dos projetos selecionados será divulgado no dia 23 de agosto.

Ensaio de Pitching
Os 18 (dezoito) projetos selecionados para as consultorias simularam a apresentação dos projetos para a banca formada pelos consultores do RioContentLab. A dinâmica tem como objetivo apontar e corrigir detalhes dos projetos e da apresentação dos produtores. A participação no ensaio de pitching é destinada exclusivamente aos projetos selecionados, porém aberta ao público participante.

Da participação
As masterclasses e oficina de Técnicas e Apresentação de Pitching serão destinadas a profissionais do setor audiovisual, pessoas físicas e jurídicas, sediadas no Estado do Ceará e limitados a 80 inscritos por dia.
As consultorias individuais e ensaio de pitching serão limitados a produtoras independentes, pessoa jurídica, inscritas na ANCINE e sediadas no Estado do Ceará (duas pessoas por empresa). Cada produtora poderá inscrever 01 (um) projeto por gênero. Serão escolhidos 6 (seis) projetos por gênero, totalizando 18 (dezoito) projetos por edição.